segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Podologia - Importância

Saiba como um podólogo pode ajudar na saúde dos pés.




É comum ver as pessoas falando: “Vou fazer um Check-up da cabeça aos pés”. Mas será que essa lista de consultas e exames, está incluso os pés? Na maioria dos casos, não.

Os pés sempre ficam de fora, quando o assunto é prevenção ou para ser bem claro e evidente “O cuidado com a saúde”.

São eles que sustentam todo o peso do corpo . Faz horas de caminhadas diárias, anda apertado, abafado, inclinado (no caso de sapatos com salto alto). E o que é pior, só olha para eles quando estão machucados ou até mesmo, quando estão causando perturbações, nos casos de dores.

No entanto, tudo isso pode ser resolvido, ou, prevenido em poucas horas. Basta procurar um Podólogo para fazer um Check-up dos pés. Ou melhor inclua a podologia na rotina diária. Os seus pés irão agradecer.

Qual a importância do podólogo e qual a função desse profissional?

O Podólogo é um profissional da área de saúde de nível médio. A função dele além de tratar algumas lesões superficiais é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como micoses nas unhas e entre os dedos – conhecidas popularmente como frieiras –, unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas plantares (olho de peixe) são as mais comuns, que são doenças superficiais dos pés.



Quando se deve procurar o Podólogo e com que freqüência devemos procurar esse profissional?

O ideal é que a população procure o Podológo periodicamente, pelo menos uma vez a cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podólogo quando estão com algum problema e na verdade o trabalho do Podólogo deveria ser muito mais preventivo.




Como é o tratamento feito pelo Podólogo?

São basicamente procedimentos de higienização e hidratação dos pés. No caso do cliente não apresentar nenhum problema, o Podólogo corta as unhas de forma correta, higieniza-as retirando os excessos de pele para evitar o encravamento das unhas, remove os excessos de queratina (que é a proteína que se concentra em forma de pele em algumas áreas da sola dos pés, conhecida vulgarmente como calosidade) lixando essas áreas e por fim a hidratação dos pés.



Quais os cuidados básicos que devemos ter com nossos pés e unhas?

O principal cuidado que devemos ter com nossos pés é a secagem. Normalmente as pessoas não têm o hábito de secar os pés, a grande maioria nem lava os pés como eles merecem. O ideal é que se passe sabonete em todo o pé lavar entre os dedos para remover os excessos de pele morta, que é natural que haja. Feita a limpeza, secá-los muito bem com um papel toalha ou com uma toalha felpuda. Caso o cliente apresente alguma alteração com fungos é aconselhada a secagem com secador de cabelos para que os pés fiquem bem secos pois a umidade é que gera a proliferação de fungos.



Quais os problemas mais comuns nos pés ou nas unhas que podem ser tratados pelo Podólogo?

Os problemas mais comuns são as micoses nas unhas, devido a grande facilidade de contaminação através de instrumentais que não são esterilizados adequadamente. Em segundo lugar estão as lesões por agentes mecânicos que são chamados calos e calosidades, muito comuns em decorrência de algumas deformidades clássicas como os joanetes, dedos em garra, que são causados por uso de calçados inadequados.  Essas deformidades ocorrem porque alteram a área de atrito na sua marcha ou mesmo na estabilidade, ou seja, quando se está andando ou parada. Isso faz com que o aumento do atrito gere uma proteção na pele, e essa proteção faz com que cresça uma camada espessa e forma-se o calo.



A retirada da cutícula. Essa prática é correta?

A cutícula é um tecido que tem a finalidade de proteger a unha e a ponta dos dedos. Quando a cutícula é removida, estamos retirando o que seria um cordão de isolamento do nosso dedo. Ficando o caminho livre para os microorganismos penetrarem, assim como a umidade e facilitando assim o surgimento de lesões tanto nos dedos como na matriz da unha. E é importante que se diga que uma vez atingida a matriz da unha não há mais tratamento para a restauração daquela unha. Por isso não se deve retirar muito a cutícula das unhas principalmente dos pés que estão muito mais vulneráveis a lesões.



Qual seria o tipo de calçado mais adequado e que não traz problemas aos pés?

Os sapatos devem ter o tamanho ideal ser confortáveis e não podem machucar os pés, nada de calçado justos ou apertados achando que eles vão alargar com o uso. Uma orientação importante sobre calçados é comprá-los sempre na parte da tarde ou noite, quando o fluxo sangüíneo já está normal e os pés assumem o inchaço normal do dia-a-dia.


O Spazzio Jardins, claro, oferece este serviço. Agende logo o seu horário e comece a cuidar da saúde dos seus pés!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário