quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

É verão - cuidados com a pele


O verão começou na última sexta (21.12) e o destino mais do que certo, em algum momento dos próximos meses, é a praia. Hora também de tomar conta da pele: querendo um bronzeado perfeito ou não, é preciso cuidado redobrado com o protetor solar. 

Protetor-solar-aprenda-chic


Vejam algumas dicas para se proteger na estação mais quente do ano!!

IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR

Em uma época com tanta informação sobre os males causados pelo sol, não existe razão para sair de casa sem proteção. Esqueça bronzeadores com fatores baixos, pois os atuais são capazes de proteger a pele contra o câncer e o envelhecimento precoce e ainda proporcionar um bronzeado duradouro e homogêneo. No verão, o uso do protetor é essencial, seja na praia ou na cidade. O importante é usá-lo nas áreas expostas, sempre.

Peles claras requerem cuidados extras, portanto pedem fatores mais altos. Já os fatores mais baixos, como 6 e 8 devem ser reservados apenas para pessoas morenas. 

Vale lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, as peles negras não estão livres dos perigos causados pelo sol. Mesmo quem tem pele escura deve usar filtro solar, porque ela pode sofrer regeneração, resultando em manchas por todo o corpo.

Depois de optar por um fator, é preciso escolher a loção mais apropriada ao seu tipo de pele. As mais oleosas pedem loções oil free, gel ou spray líquido. Estas também funcionam para quem quer fugir da sensação melada dos filtros cremosos. Quem pratica esportes ao ar livre precisa usar produtos à prova d´agua.

VEJA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO.

COMO APLICAR O FILTRO
A aplicação varia para quem está na praia ou na cidade. A pessoa deve aplicar o filtro pelo menos 20 minutos antes da exposição. Quem está na cidade pode escolher um fator mais ameno, como o 15, e reaplicar na hora do almoço. Já na praia, invista em fatores mais altos e reaplique a cada três horas, mesmo se a sua loção for à prova d'água. 

Para evitar desperdícios, deve-se aplicar o equivalente a uma colher de chá no rosto e três colheres de sopa nas pernas, tronco e braços. Outra recomendação: substituir o FPS mais alto por um fator menor na hora do reforço.

COMO ATINGIR E MANTER O BRONZEADO
Os fatores altos eliminam os raios solares prejudiciais à pele e deixam apenas os bons. O tempo para atingir o bronzeado pode ser mais alto, mas a cor será mais duradouro e com um aspecto mais saudável. Os aceleradores podem ajudar, mas devem ser utilizados sobre um protetor de FPS 30.

CUIDADOS EXTRAS
Não custa lembrar: chapéu, viseira ou boné devem ser levados à praia. E ficar embaixo do guarda-sol também é sugerido aos mais branquinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário